Próximo Anterior

NA ESTRADA, ROAD TRIP PELA CALIFÓRNIA

AdoroViajar

AdoroViajar

14 setembro, 2016
cover

“Nada atrás de mim, tudo à minha frente, como sempre acontece na estrada.” Jack Kerouac é um dos autores que mais inspiram a viajar, e viajar sempre. E quando falamos em road trip pelos Estados Unidos, impossível não lembrar  do clássico “On the road”, dos anos 50, livro que influenciou muitas gerações a literalmente colocar o pé na estrada. Das americanas, sem dúvidas a Highway 1, na costa da Califórnia, está entre as estradas mais famosas e bonitas. Também conhecida como Rota 1, tem mais de 700 km de extensão, separando as cidades de São Francisco e Los Angeles. No caminho, charmosas cidadezinhas, praias remotas, parques nacionais, mirantes e a imensidão do Oceano Pacífico.

Conhecer apenas São Francisco e L.A seria quase um pecado! Por isso, separamos nesse post algumas dicas turísticas dessas cidades, da estrada que as une, e de San Diego, que fica 200 km ao sul de Los Angeles. Tudo para você curtir ainda mais a sua road trip pela Califórnia! A melhor forma de conhecer a Costa é começar a viagem de cima para baixo, saindo de São Francisco, pois todas as praias e mirantes estarão à sua direita, então fica mais fácil de aproveitar a paisagem e fazer fotografias bonitas. Esse simples detalhe pode mudar toda a sua experiência.

San Francisco

Uma forma legal de conhecer a cidade de carro é seguir a Scenic 49 Mile Drive, uma rota de 49 milhas, sinalizada com plaquinhas, que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Mas destacamos abaixo alguns dos hot spots imperdíveis.

1- Fazer uma foto clichê e necessária da Golden Gate: a ponte liga São Francisco ao condado de Marin, ao norte da Baía e é considerada uma das maravilhas do mundo moderno.

golden-gate

2- Conhecer Sausalito de ferry ou de bici: passear de bici pela Golden Gate até Sausalito é um ótimo programa, o visual é lindo! O passeio dura 3 horas com guia e depois você pode continuar com a bicicleta.

3- Visitar a Baía de Alcatraz: antiga prisão militar, que tornou-se uma penitenciária federal. Muitos presos conhecidos, como Al Capone, passaram por lá. Hoje, Alcatraz pertence à Golden Gate Recreational Area, e atrai milhares de visitantes.

4- Fotografar a Lombard Street de baixo para cima: uma das ruas mais famosas do mundo, bem íngreme, cheia de curvas e flores. Sempre aparece nos filmes!

lombard-street

5- Comer no Cheesecake factory da Union Square: apesar de já ser um restaurante famoso e muito procurado por turistas, esse em especial fica em um lugar inusitado: no último andar do prédio da Macy’s, com vista para a cidade.

6- Casinhas da Alamo Square: uma fileira de 5 casinhas vitorianas, pintadas em cores diferentes. Essas casinhas lindas são chamadas de Painted Ladies e ficam em uma pracinha no alto de Hayes Valley.

A photo by Jakob Owens. unsplash.com/photos/CWv2ArxXylg

7- Ghirardelli Chocolate Factory: famosa fabricante e comerciante de chocolates premium. Além da fábrica e da loja de chocolates, ali perto você encontra muitos restaurantes, lojas e uma praça linda para relaxar. Vale a pena iniciar o passeio pela fábrica e continuar até o píer 40.

8.  Fisherman’s Wharf: charmoso tanto de dia quanto a noite, este lugar concentra ótimos restaurantes, lojinhas, além dos piers de onde saem os passeios na baía de São Francisco. O Píer 39 é um dos mais famosos.

fisherman-wharf

9. Palace of Fine Arts: palácio em estilo romano, com belíssima arquitetura e cercado por jardins. Um lugar tranquilo e inspirador para um descanso durante o passeio.

palace-of-fine-arts-theatre

10. Twin Peaks: pouco conhecido pelos brasileiros, este é o segundo ponto mais alto de San Francisco, e sem dúvida uma das vistas mais lindas da cidade. 360 graus, lá do alto você terá vistas privilegiadas da baía (num dia claro dá para ver Oakland e Berkeley), e das pontes Golden Gate e Bay Bridge.

Twin Peaks

De San Francisco a Los Angeles

Não se preocupe em chegar logo em L.A, desfrute do caminho até lá. Para não se arrepender depois, reserve de 3 a 5 dias para esse trajeto. Faça paradas estratégicas em Santa Cruz, Monterey, Carmel e Big Sur, paisagens lindas e lugares inesquecíveis ao longo da Rota 1.

big-sur

Big Sur

Passando Big Sur, um pouco antes de chegar em L.A., está a encantadora cidade de Santa Barbara. Com uma herança cultural forte e praias lindas, o lugar atrai turistas do mundo todo e celebridades que costumam ter casas no local, além de ser habitada por muitos estudantes, devido à tradicional universidade.

A photo by Joshua Sortino. unsplash.com/photos/XMcoTHgNcQAOutra parada interessante nesse caminho é o Hearst Castle, um castelo que foi construído em uma montanha no meio do nada. Vale a pena parar e conhecer!

Hearst Castle

Los Angeles

A terra dos sonhos – quando se trata de artes, cinema e glamour – também tem praias lindas e uma atmosfera cultural bem interessante. Separamos alguns de seus hot spots imperdíveis:

1. Santa Monica: muitos restaurantes, agito e um pôr do sol maravilhoso. Quem assistiu Rocket Power quando era criança consegue perceber a semelhança, pois o ponto de encontro deles era no píer de Santa Monica!

A photo by Edan Cohen. unsplash.com/photos/ptW67z7Y4-s

2. Venice Beach e Little Venice: possui grande influência na história do surf e do skate e é, com certeza, uma das partes mais loucas da cidade. Andando por lá você encontra de tudo! Tem hare krishnas, mexicanos, rappers vendendo cd na rua, rasta faris, skatistas, surfistas, hippies, e até o tal do Doctor Marijuana!

venice-2

3. Hollywood: construída para ser capital do cinema nos Estados Unidos, hoje em dia abriga poucos estúdios, mas ainda existe muita coisa para conhecer. Tem a calçada da fama, o Dolby Theater (onde ocorre a premiação do Oscar), o Museu de Cera Madame Tussauds Hollywood e claro, o famoso letreiro!

4. Beverly Hills: conhecida por suas mansões luxuosas e por abrigar várias celebridades, que podem ser admiradas com um passeio de carro pelo bairro. Conheça a Rodeo Drive, rua com as lojas de grife mais caras do mundo. As ruas em volta também são bem bonitas e possuem vários restaurantes e lojas legais!

beverly-hills

5. Farmer’s Market: são encontrados por toda a Califórnia, mas o mais tradicional deles, o Original Farmer´s Market, fica em Los Angeles. Além de ser o ponto de venda preferido dos produtores locais e servir a típica comida americana, você também encontra muitas opções de outras nacionalidades.

farmers-market

San Diego

Com localização privilegiada e resquícios da mais antiga colônia espanhola do estado, San Diego conquista qualquer um. Perto do deserto e na fronteira com Tijuana, no México, a cidade tem o clima mais ameno da Califórnia, abriga marinas, praias, parques, aquários, zoológico, dois grandes outlets, uma base da Marinha, importantes universidades, além de um centro histórico e uma agitada vida cultura. Alguns dos hot spots imperdíveis:

1. Old Town: conhecer esse lugar é como fazer uma viagem no tempo em que a Califórnia era muito mais mexicana que americana, com muitas lojinhas, pequenos museus e restaurantes mexicanos excelentes.

old-town-restaurante-miguels-cocina

Restaurante Miguel’s Cocina – Old Town

2. Balboa park: é o parque público mais frequentado da cidade, foi fundado em 1868 e possui muitas atrações! Mais de 15 museus, jardins, teatros, espaços para caminhadas e o famoso San Diego Zoo, que abriga até urso panda.

san-diego-zoo

3. Gas Lamp District: bairro histórico junto ao centro de San Diego. Abriga vida cultural, gastronômica, comercial e muitos bares e baladas agitadas.

4. Cabrillo Park: o parque não possui grandes atrações, além de abrigar um monumento em homenagem ao primeiro europeu a pisar na cidade. Mas vale a visita para apreciar a belíssima vista do México ao sul e o antigo farol que ali está.

5. Mission Beach e Pacific Beach: as duas praias são lindas e fazem valer a visita. Mission Beach é ótima para curtir em família e aproveitar para conhecer o histórico parque de diversões em Belmont Park, na parte Sul. Pacific é mais agitada e badalada, perfeita para uma noite com os amigos. Se tiver a sorte de estar em SD em uma 3ª, aproveite para fazer happy hour por lá, nesse dia da semana todos os bares fazem promoções de bebidas e servem tacos a U$ 2,00.

Pacific Beach

6. Mount Soledad: se estiver por perto de Pacific Beach e La Jolla, aproveite para subir o Mount Soledad e ver a vista 360° de San Diego.

7. La jolla: fica aproximadamente a 15 milhas do centro da cidade e é uma das praias mais bonitas e descoladas da região. Linda paisagem e uma diversidade de lojas e restaurantes charmosos de frente para o mar.

la-jolla

8. Blacks Beach: Black’s Beach é, para alguns, a melhor praia de San Diego. São de 7 km de areia entre as falésias e o mar e as ondas estão entre as melhores do sul da Califórnia. Como o seu acesso não é dos mais fáceis, a praia é relativamente vazia e bem tranquila!

 

Poderíamos ficar 820 anos dando dicas e escrevendo sobre a Califórnia, mas esse roteiro já consegue mostrar um pouquinho da beleza e da diversidade da região. Tem para todos os gostos – aventureiros, casais jovens, grupo de amigos e famílias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *