Próximo Anterior

SURF TRIP EM PORTUGAL

Maria Garcia Maria Garcia 20 janeiro, 2017
Cover

Indonésia, Peru, Havaí e Costa Rica, esses são os destinos que qualquer surfista sonha em fazer, mas eu queria explorar o surf em Portugal. Já conhecia Lisboa muito bem, faltava conhecer o mar, as ondas e aquela água gelada. Veja bem, não sou surfista, mas gosto de surfar, principalmente se estiver em lugares onde a atmosfera do surf está por todos os lados. Assim é a região costeira no meio de Portugal.

Processed with VSCO with 7 preset

Depois de explorar o Algarve, região turística mais importante ao sul do país, decidi conhecer Ericeira, Peniche e Nazaré. Muita gente falava sobre essa região e a minha curiosidade de mochileira, que ama esportes e surf, já tinha sido despertada. Peguei um trem até Lisboa, aproveitei umas noites nessa cidade boêmia e simpática, e então peguei um ônibus para Ericeira. O caminho é rápido, os ônibus saem do terminal rodoviário a cada 1 hora e a estrada é encantadora. Muita gente prefere alugar um carro, que é muito barato em Portugal, mas como eu não tinha planos e não sabia quanto tempo ficaria, nem para onde iria depois, não aluguei o carro.

Ericeira me conquistou desde o primeiro momento, assumo que de toda a costa esse virou meu lugar preferido e também a minha base na região. É uma charmosa vila de pescadores, com pessoas receptivas e restaurantes incríveis. Também é considerada oficialmente Reserva Mundial de Surf. O que mais me atraiu foi essa mistura de mar e surf, como se eu estivesse em Bali, com muita comida boa. “Polvo a Lagareiro”, vinhos maravilhosos, paisagens lindas e o típico vilarejo português, com suas casas pintadas de azul e branco.

Fiquei hospedada em um hotel bem pequeno, com vista para o mar, e um ambiente de “estou em casa” do lado de um hostel de surf muito animado, onde eu fiz muitas amizades.

Surf Trip em Portugal (5)

Surf Trip em Portugal (3)

Logo no primeiro dia, depois de um café-da-manhã com pastéis de nata recém saídos do forno, fui explorar a praia Ribeira D’ilha, a mais famosa de surf. Ali conheci um surfista que dá aulas e também faz o Surf Safari, uma viagem pela costa procurando as melhores ondas. Decidi que iria fazer algumas aulas, assim teria alguém entrando no mar comigo e me explicando como funciona as correntes, os corais e as ondulações. Afinal, como eu já disse, não sou surfista.  Foram dias maravilhosos surfando, comendo e conhecendo pessoas de toda a Europa. Por fim, decidi fazer o Safari por três dias. O professor, Nuno, tinha uma van preparada com chuveiro, cozinha e tudo que é necessário para uma surf trip. E lá fomos nós em busca das ondas!

Surf Trip em Portugal (12)

De Ericeira à Nazaré, fomos parando para surfar. Depois do surf, com a fome de quem passou horas na água, parávamos no meio do caminho para fazer piquenique com cerejas, uvas, queijos, pães e outras delícias da culinária portuguesa. Dormimos no carro por dois dias e na última noite, já de volta para Ericeira, paramos em um hotel em Óbidos, um povoado lindo envolto por uma muralha. Ruas de pedra, casas floridas e uma culinária de dar água na boca. Os jantares sempre regados a frutos do mar, e eu não resistia a uma, ou duas taças de vinho para acompanhar, afinal de contas, estava em Portugal.

Portugal tem onda para todo mundo, seja profissional ou quem está começando, depende do lugar. O lugar também conta com muitas escolas de surf e lojas para alugar ou comprar material.

Ericeira tem surf para todos os níveis e vários tipos de ondulação. A mais famosa é Ribeira D’ilhas, mas tem também S. Lourenço, Coxos, Pedra Branca ou a Foz do Lizandro, onde rolam umas festas sunset bem interessantes durante o verão.

Peniche foi um dos lugares que ajudou a erguer a fama de Portugal como capital do surf europeu, a praia mais famosa é a Supertubos, conhecida em todo o mundo pelas ondas poderosas. A praia foi até apelidada como “european Pipeline”.

Nazaré não é para amador, a Praia do Norte ganhou fama pela suas ondas gigantes, especialmente depois de 2011, quando Garret McNamara surfou aquela que viria se tornar a maior onda do ano, dando ao turbulento mar de Nazaré uma notoriedade internacional. O tipo de onda é Beachbreak. Um dos melhores pontos com uma vista panorâmica para as ondas é o Miradouro do Suberco. Também não vale ir embora sem provar sardinhas grelhadas.

Distâncias de Lisboa

Nazaré – 117 km

Peniche – 97 km

Ericeira – 45 km

Roteiro sugerido

Voo do Brasil para Lisboa → 2 dias em Lisboa →  Carro para Ericeira →  2 dias Ericeira →  4 dias surf trip de Ericeira à Nazaré →  1 dia em Óbidos →  Carro para Lisboa.

Maria Garcia

Já morei em mais de 7 países diferentes, viajei pelo Oriente Médio, Bálcãs, África, Europa, America Latina, Ásia. Já fiz viagens de luxo e viagens de mochila, viagens por trabalho ou só por vontade de me jogar no mundo, viagens sozinhas, românticas ou com amigas. Já viajei de avião, ônibus, trem, road trip, carona, barco, cavalo e até camelo. Já me hospedei em hotéis de luxo, hotéis baratos, pensões, hostels, couch surfing, casa de amigos, casa de amigos de amigos, algumas rodoviárias e aeroportos. Estou sempre tentando descobrir os segredos de cada cantinho desse mundo e vou dividir esses segredos e histórias com vocês por aqui.