Próximo Anterior

ROTEIRO PELO EGITO DOS FARAÓS

AdoroViajar

AdoroViajar

25 outubro, 2016
cover-egito

O nome oficial do Egito é República Árabe do Egito, a região fica no nordeste da África e faz fronteira com a Líbia, com o Sudão, com Israel e com a Faixa de Gaza. O país possui mais de 80 milhões de habitantes e Cairo, capital, é a maior e mais populosa do mundo árabe e da África, com mais de 22 milhões de habitantes! O idioma falado é o árabe na maior parte das regiões e a moeda é a Libra Egípcia (EGP). Fizemos uma sugestão de roteiro para quem sempre sonhou em conhecer esse país tão encantador e cheio de história. Confira as nossas dicas! 

mapa-do-egito

CAIRO

Uma mistura de caos, trânsito e movimento. Isso não parece ser muito atrativo, a não ser pelo fato de ser em Cairo, lugar mágico e misterioso que abriga pirâmides, cultura e muita história! A poucos quilômetros do centro, você encontra o platô de Gizé, com as grandes pirâmides de Quéops, Quéfren, Miquerinos e a grande Esfinge. Esse conjunto fica muito próximo à cidade, ao contrário do que muitos imaginam, mas isso não o torna menos importante e encantador. Mais de quarenta séculos de história já passaram por ali. Cada uma das Pirâmides foi construída como uma tumba designada a proteger o corpo do rei e evitar que ladrões de túmulos roubassem os suprimentos colocados junto ao túmulo. A estrutura pontuada de cada pirâmide foi pensada para servir como um ponto de partida para a alma subir e se unir ao rei-sol, Rá. A Esfinge é uma figura em repouso representada por um leão e com um rosto de um homem, foi esculpida inteiramente a partir de um único afloramento de rocha de calcário.

O QUE FAZER

Museu Egípcio: é considerado um dos maiores museus arqueológicos do mundo e que concentra o maior acervo de relíquias do Egito Antigo. Lá você vai encontrar tesouros da tumba Titankhamon, esculturas do Faraó Akhenaton e sua esposa Nefertiti no Salão Amarca, e uma sala das Múmias Reais da 17º à 21º dinastia.

Jantar e show folclórico em restaurante cruzeiro: aproveite que está por lá e tenha uma experiência diferenciada navegando pelo Rio Nilo durante o jantar. Bom para conhecer um pouco mais da cultura e da culinária local, apesar de ser um programa turístico!

Rua Moaz: não deixe de fazer um tour por Cairo e pela rua Moaz, essa rua é um dos tesouros arquitetônicos medievais mais incríveis do mundo islâmico.

Comida típica: a culinária local gira em torno de grãos como fava, grão de bico e lentilha. Muitos pratos têm em sua composição legumes, frutas secas, pãos e carnes. Alguns exemplos de comidas tradicionais são: cuscuz, kebabs, shawarma, falafel e fool (ensopado feito de grãos de fava temperados com pasta de gergilim e suco de limão).

LUXOR

É uma cidade ao sul do Egito, capital da província de Luxor. Antigamente era a cidade egípcia de Tebas, capital do Império Novo e hoje, é conhecida como o maior museu ao ar livre do mundo! A sua riqueza arquitetônica e cultural, faz dela a cidade mais monumental da civilização antiga. O Nilo continua sendo muito importante para a região e separa a cidade em duas partes: a margem oriental é consagrada aos vivos e é onde encontramos vestígios de importantes templos da mitologia egípcia; a parte ocidental é consagrada aos mortos e é onde estão algumas das necrópoles mais importantes do Egito antigo. Por causa desses monumentos, o lugar recebe milhares de turistas de todas as partes do mundo!

templos-de-luxor-2

O QUE FAZER

Templos de Luxor e Karnak: o Templo de Karnak é dedicado à vida e aos vivos, tem este nome devido a uma aldeia vizinha chamada El-Karnak. No tempo dos grandes faraós esta aldeia era conhecida como Ipet-sut, o melhor de todos os lugares. Eles integram o sítio histórico de Tebas, que representa o conjunto arquitetônico mais imponente do Egito. Sua construção demorou quase dois mil anos e não foi totalmente concluída. O Templo de Luxor começou a ser construído na época de Amenófis III, foi aumentado por Ramsés II e só foi finalizado no período muçulmano. É o único monumento do mundo que contém documentos da época faraônica, greco-romana, copta e islâmica! É menor do que o Templo de Karnak e ambos são dedicados ao Deus do Sol.

templo-de-karnak

Templo de Karnak

templos-de-luxor

Templo de Luxor

Passeio de balão: o passeio acontece em Luxor, antiga Tebas, e custa em média 100 dólares por pessoa. Assistir o nascer do sol lá de cima, com uma paisagem tão singular e histórica, é uma experiência única!

balao-em-luxo

Margem Oeste do Rio Nilo: conheça também o Vale dos Reus, Deir El Bahari de Hatshepsut e Colosso de Memnon.

Templo Ptolomaico: super preservado templo, dedicado à Horus em Edfu. O templo ocupava uma área maior do que hoje em dia e se estendia para leste e sul, por baixo da cidade moderna existente.

Templo Kom Ombo: foi construído há mais de dois mil anos e é o único templo duplo egípcio, dedicado a duas divindades: um lado é dedicado ao Deus Crocodilo Sobek, Deus da fertilidade e criador do mundo; o outro lado é dedicado ao Deus Falcão Hórus. Tudo é perfeitamente simétrico ao longo do eixo principal!

ASWAN

Fica localizada no sul do país, a 900 quilômetros de distância do Cairo, é ponto de passagem para todos aqueles que querem ver os templos de Abu Simbel, localizados a 70 quilômetros da fronteira com o Sudão. Com localização estratégica, essa cidade protegeu a fronteira sul do país e foi uma base para as incursões militares na Núbia e no Sudão. Ficava situada bem no cruzamento das antigas rotas entre o Egito, África e Índia e era um lugar onde eram vendidos produtos exóticos.

aswan

O QUE FAZER

Barragem de Aswan e Obelisco Inacabado: a Barragem de Aswan é uma barragem de aterro situada em frente ao Rio Nilo, que tinha como objetivo controlar as águas da inundação e aproveitar a energia hidrelétrica. O Obelisco tem quase 42 metros de altura (se estivesse em pé) e 1168 toneladas. Teria sido o mais pesado e mais alto bloco único de pedra já trabalhado pelos egípcios.

Tour vilarejo Núbio: esse passeio começa na margem oeste do Rio Nilo, onde é possível conhecer a vida simples que os núbios levam. Se insira na cultura local fazendo uma refeição típica em casa de família tradicional!

Deu vontade de viver essa experiência? Clique AQUI e compre online!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *