Próximo Anterior

ENCANTOS DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Renata Schaitza Renata Schaitza 22 novembro, 2016
Chapada dos Veadeiros

Esse destino nunca esteve na minha #bucketlist, mas o acaso fez com que a gente caísse nesse lugar incrível, onde não existem prédios e grande parte das pessoas acredita na existência de extraterrestres. A Chapada dos Veadeiros possui uma localização privilegiada e é conhecida como Berço das Águas, por conta da água cristalina que brota de todas as partes, criando imensos paredões e lindas cachoeiras.

chapada

Fomos de avião até Brasília e de lá pegamos um ônibus para Alto Paraíso. A viagem dura em média 3 horas em estrada de chão, mas as janelas grandes de vidro e o céu mais estrelado que eu já vi na vida compensa todo o desconforto do trajeto. Chegamos tarde e o ônibus nos deixou em uma praça, na frente de um quiosque fechado. Esse quiosque na verdade era a rodoviária. Não tinha nada aberto e nenhuma luz na cidade, se a proprietária do nosso hotel não tivesse ido nos buscar, estaríamos lá até agora procurando o caminho!

Como já era noite e estava muito escuro, não conseguíamos ver nada em volta, mas quando acordamos no dia seguinte e abrimos a janela ficamos surpresos com a paisagem! O nosso hotel era no meio de uma colina, com muita natureza em volta e uma piscina no topo do terreno. O café-da-manhã era caseiro e delicioso, tinha pães de queijo, creme de abacate, sucos, frutas, cereais, iogurtes e bolos.

Passamos 5 dias por lá, mas daria para passar semanas sem conhecer todas as cachoeiras da região. Selecionamos algumas e encontramos um guia que nos apresentou toda a cidade e ainda foi o nosso fotógrafo particular, sem ele teria sido impossível conhecer alguns lugares. Visitávamos umas 2 cachoeiras por dia, a não ser quando era muito longe e a trilha muito comprida. Se você for para a Chapada, não deixe de conhecer a Loquinhas, pequena fonte de água azul turquesa escondida no meio de uma trilha na floresta, dizem já terem visto E.T. por lá e quando eu mergulhei fiquei morrendo de medo que algum puxasse meu pé!

No dia seguinte fomos conhecer as Almécegas e o Vale da Lua, o acesso das duas primeiras é feito por uma trilha bem cansativa, precisa ter bastante fôlego e força nas pernas para subir a montanha, a última é uma das mais famosas da região e possui uma paisagem lunar com águas cristalinas.

Se você for obrigado a escolher uma só, escolha Santa Bárbara. Ela fica no meio de um antigo quilombo a 28 km de Cavalcante, dentro da comunidade Kalunga. Depois de chegar na comunidade, você pega uma trilha plana de 5 km até chegar no destino final. A paisagem é linda durante o caminho e as colinas são cobertas de campos floridos. A cachoeira é no meio da floresta, com muitas árvores em volta, então o ideal é chegar cedo para pegar as águas iluminadas e evitar o sol forte durante a trilha.

santa-barbara

A Chapada dos Veadeiros é uma mistura de simplicidade, natureza e cultura. O lugar realmente desperta um estilo de vida diferente, te faz começar a pensar em como uma vida simples pode ser prazerosa. Conhecemos muitas pessoas, todas amigáveis, inteligentes e receptivas, assistimos aulas de yoga ao ar livre, comemos muita comida orgânica com sabores regionais, vimos índios na natureza conversando em outro dialeto e também encontramos uma galeria de arte com obras de US$ 50.000,00. Toda essa diversidade cultural reflete na beleza e na singularidade desse destino. Eu fui e voltaria!

Dica quente

Brian Baldrati, colaborador do Blog Mochilando e do AdoroViajar, está organizando uma viagem de Réveillon para a Chapada. As vagas estavam esgotadas e eles conseguiram liberar mais algumas, então quem tiver interesse pode clicar aqui e aproveitar a oportunidade!

Renata Schaitza

Renata Schaitza

Renata tem 25 anos, é curitibana, formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Marketing Digital. Tem profissionalizante em Fotografia, e trabalha com conteúdo para mídias digitais desde 2014. É apaixonada por viagens e vida saudável, então uniu sua formação a essa vontade de conhecer o mundo e criou o Feed Your Soul, um blog sobre viagens e bem-estar. Acha que o tour gastronômico é indispensável, e depois que decidiu virar vegetariana ficou ainda mais interessante explorar lugares para encontrar as melhores opções. Gosta de compartilhar seu estilo de vida, para inspirar pessoas e mostrar lugares que precisam ser conhecidos.

Mais publicações de Renata Schaitza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *